domingo, 17 de janeiro de 2010

Pedigrees fraudados


Um fato que está virando rotina, principalmente aqui em Uberlândia, é a fraude de pedigrees dos animais, especialmente dos cães. O pedigree é um documento que atesta e garante que um animal é de determinada raça. No pedigree vem discriminada toda a árvore genealógica do animal: pais, avós, bisavós, títulos (se algum tiver sido campeão em exposições), linha de sangue e nome do criador. Por esse documento o comprador pode pesquisar o passado do animal e avaliar se ele está de acordo com as suas expectativas no que diz respeito a pureza da raça, temperamento e problemas físicos hereditários (como a displasia em rotweiller e pastor alemão, por exemplo).
Muita gente que vende animais em pet shop diz que o preço alto é por causa do pedigree; isso leva o comprador a achar, erroneamente, que o documento é caro. Na verdade, para o criador ter o pedigree da ninhada, os pais tem que ter pedigree e o canil tem de ser registrado. Quando nasce a ninhada, o dono da FÊMEA preenche um documento (o mapa de registro da ninhada) com as características dos filhotes, nomes dos pais, dados e assinatura dos proprietários dos pais. Esse mapa é entregue no Kennel clube, que envia para a CBKC, onde será emitido o pedigree de cada filhote. Cada pedigree custa entre R$20,00 e R$ 50,00, dependendo do Estado. Ou seja, o valor mais alto de um filhote com pedigree é por causa da certeza de sua procedência, pureza e tudo mais que falei em cima, não do documento em si. Mas, infelizmente, o que alguns “criadores”, donos de pet shop e, mais infelizmente ainda, veterinários fazem, para obter cada vez mais lucro fácil, é fraudar pedigrees. No trâmite do preenchimento do mapa, precisa ter a assinatura do veterinário, que obviamente tem que ter conhecimento de todo o procedimento e da ninhada para atestar a veracidade do mapa. O Kennel deveria conferir a ninhada quando recebe o mapa, mas isso eu nunca vi acontecendo na prática. Isso se torna uma brecha, tanto que uma forma comum de se fraudar pedigree é quando há duas ou mais fêmeas, uma com pedigree e outra sem: as duas parem na mesma época e os fraudadores registram as ninhadas como sendo de uma cadela só. Outra forma é quando há uma ninhada grande, o pedigree é solicitado e algum dos filhotes morre. Os fraudadores arranjam outro filhote, muitas vezes até sem ser de raça pura, e vendem com o pedigree do que morreu: eis aí como muitos vira-latas legítimos possuem pedigree!
Eu sei que quem gosta de animais não liga pra pedigree, nem pra raça pura. Mas o que estou falando é de fraude que, nesse caso, chega ao ponto de ser classificada como estelionato e é crime. É também falta de respeito com os consumidores, clientes e um grande problema para quem trabalha de maneira séria e honesta.

Algumas dicas para não comprarem gato por lebre:
- Peça sempre referência do pet shop onde você vai comprar. Se possível, vá conhecer o lugar onde os cães são criados e onde ficam alojados. E só compre se esses animais que ficam à venda forem tratados com respeito e dignidade, sem ficar em gaiolas minúsculas o tempo inteiro, privados de carinho, brincadeiras, espaço, comida e água.
- Desconfie de lojas em que o fluxo de filhotes é muito intenso, como lojas de shopping, hipermercados e “feiras” de filhotes (principalmente as itinerantes). Passe algumas vezes na semana e repare se sempre tem muitos filhotes da mesma raça, idade e todos com pedigree do mesmo criador. Haja cadelas parindo ao mesmo tempo pra tanta ninhada de mesma idade, não é mesmo?
- Seja cauteloso se o dono do pet shop também for criador de alguma raça que ele venda.
- Dê preferência para animais microchipados.
- Avalie a saúde e o bem-estar proporcionados aos animais que estão a venda. Não apóie pilantras que exploram a vida dos animais. Existem criadores e pet shops sérios e idôneos (raridade nas duas categorias) que se preocupam com a ética, o bem-estar e saúde física e emocional dos filhotes. Se sua opção é comprar um animal de raça, procure bem, avalie e não compre por impulso.


E se você achar que foi vítima da fraude dos pedigrees,como nesse relato
http://www.rotdornweg.com/hpw1/reportagem.htm corra atrás. Denuncie, processe, exija o exame de DNA. É um direito de todos, e só assim vamos conseguir acabar com esse “mercado” nojento de exploração dos animais.

Para ler mais: http://www.salatino.com.br/pt/centro-cinofilo/posse-responsavel/


Quem é contra picareta e ama seu pet levanta a mão e grita EU!



Obs.: Agradeço o carinho e preocupação que tantas pessoas tiveram com o Duque. Infelizmente ele foi para o canil do céu na terça-feira passada, apesar de todos os esforços. O que me conforta um pouco é que consegui mante-lo sedado e ele se foi calmamente, sem sofrimento, dor nem desconforto. Liguei para seu dono para avisar, ele pediu para busca-lo. Levou o Duque e enterrou-o no quintal da sua casa. Duque, enfim, teve uma morte e enterro dignos do amor que sempre devotou a sua família.

3 comentários:

  1. Adorei, texto muito coerente e xplicativo. Merecia ir pra primeira página do G1. ;)

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. EU \o

    Excelente texto!!! é preciso mesmo alertar todo mundo contra esses exploradores de animais e pessoas, ao mesmo tempo...

    Absurdo!

    ResponderExcluir
  3. Karine, eu adimiro muito esse seu amor por animais, sinto o mesmo! Tenho muitos também e pretendo me formar em Medicina Veterinária. Sempre que vejo um bichinho na rua, minha vontade é pegar e criá-lo :] ainda tenho 14 anos, e desde pequena que minha escolha está feita. Achei o seu blog por acaso, e gostei muito! Vou acompanhar aqui sempre :D

    ResponderExcluir